Miss Universo 2019 e meu link com um discurso de 2010 da Chimamanda Adichie.

August 30, 2020

Eu acredito que as mulheres da minha geração cresceram acompanhando os concursos de Miss Universo, eu sempre gostei. Nesse ano a vencedora foi a Sul-africana Zozibini Tunzi e, apesar de agora eu ter ressalvas sobre o evento, por reforçar machismo, racismo, gordofobia e etc, acho que sim, há de se comemorar. Sabemos que estamos em um mundo onde a imagem ainda rege muita coisa, por isso a importância.

 

 

Essa história da Zozibini me fez lembrar do discurso da Chimamanda, num TED há 10 anos que abriu demais a minha cabeça.


Encontrei um artigo que explica muito bem o significado desse discurso e também me ajudou a fazer esse link com a vitória da Miss Universo 2019. O perigo da história única — termo cunhado por Chimamanda Adichie, escritora nigeriana. Em seu importante discurso ela faz referência à construção do estereótipo de pessoas e/ou lugares, numa perspectiva de construção cultural e de distorção de identidades.


Em suas palavras, Chimamanda fala de uma única fonte de influência, de uma única forma de se contar histórias, de se considerar como verdadeira a primeira e única informação sobre algum aspecto.


Para Adichie, o problema com esteriótipos não é que eles estejam errados, é que eles são incompletos, superficializam a experiência e negligenciam todas as outras narrativas que formam um lugar ou uma pessoa.


As histórias têm sido usadas para expropriar e tornar algo maligno, mas também podem ser usadas para capacitar e humanizar. Podem destruir a dignidade de um povo, mas também podem restaurar essa dignidade perdida.


Muitas histórias importam.


Por isso que é bom ver a história da Zozibini Tunzi. É bom ver outras histórias diversas sendo contadas.


Trecho do artigo — O perigo da história única: diálogos com Chimamanda Adichie: http://www.bocc.ubi.pt/pag/alves-alves-o-perigo-da-historia-unica.pdf


Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história | TED Global 2009:

https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt-br

 

Discurso completo em texto no site — Geledés:
https://www.geledes.org.br/chimamanda-adichie-o-perigo-de-uma-unica-historia/

Please reload

Our Recent Posts

Você não é uma fraude - Síndrome da impostora

September 1, 2020

Miss Universo 2019 e meu link com um discurso de 2010 da Chimamanda Adichie.

August 30, 2020

Dona Maria I, a rainha que não era louca.

August 30, 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

 

©2018 by Kelly Agostinho. Created with Wix.com.