Você não é uma fraude - Síndrome da impostora

September 1, 2020

Se vocês procurarem no Google vão encontrar diversas matérias e relatos de mulheres que passam por isso. Em resumo a síndrome da impostora é aquele sentimento de que somos uma fraude, acontece com homens também, porém é mais frequente com as mulheres devido às pressões sociais de gênero. 

 

 

 

Esses são alguns dos sintomas:

- Achar que chegou em determinado cargo por obra do acaso, não acreditar no seu potencial;
- Não conseguir aceitar e admitir suas conquistas e elogios, pois acredita que todo o seu sucesso se deve à sorte ou a ajuda de terceiro;
- Se auto sabotar em diversas situações;
- Procrastinação;
- Não lidar bem com erros e frustrações.

 

Esse conflito psicológico afeta e muito a vida de mulheres que já são profissionais bem-sucedidas mas que acabam ficando estagnadas por causa dessa limitação. Uma pesquisa recente da HP afirma que uma mulher só se candidata a uma vaga quando ela tem 100% dos requisitos, enquanto um homem se candidata se ele tem pelo menos 60%. Isso envolve diversas questões de autoestima, percepção pessoal, criação diferente entre homens/mulheres. Pode estar ligada também a outros sentimentos de insegurança, como o medo do sucesso, medo do fracasso e auto sabotagem.

 

O problema pode ir além do profissional. A síndrome do impostor pode atingir as pessoas em relações como namoro, casamentos e até amizades. Por ter uma crença limitante e para evitar algumas frustrações, a pessoa já termina relações achando que é inferior ao parceiro, que determinado indivíduo se apaixonou ou está com ela por estar ou que pode ser um "passa tempo" e nunca pelas suas qualidades. 

 

Se identificou? E agora o que fazer?
 - Falar sobre o que sente, conversar sobre as nossas inseguranças;
 - Buscar ajuda: terapia;
 - Não deixar que esse sentimento nos paralise.

 

Bora vencer essas barreiras e aprender no processo.
 

Please reload

Our Recent Posts

Você não é uma fraude - Síndrome da impostora

September 1, 2020

Miss Universo 2019 e meu link com um discurso de 2010 da Chimamanda Adichie.

August 30, 2020

Dona Maria I, a rainha que não era louca.

August 30, 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

 

©2018 by Kelly Agostinho. Created with Wix.com.